Técnico de enfermagem de 75 anos é afastado por suspeita de importunação sexual contra paciente no HPS de Porto Alegre
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Um técnico de enfermagem de 75 anos foi afastado pelo Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Porto Alegre. O homem, que não teve o nome divulgado, é suspeito de importunação sexual contra uma paciente de 19 anos, internada desde outubro.
O caso é investigado pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam). A Polícia Civil não divulga maiores informações em razão do sigilo do caso.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que tomou "todas as medidas cabíveis diante da denúncia". "O servidor envolvido foi imediatamente afastado, e foi instaurado processo de sindicância para apuração dos fatos", diz. Leia a íntegra abaixo
Segundo o boletim de ocorrência registrado por um familiar, ao qual o g1 o teve acesso, o homem teria conduzido a paciente em uma cadeira de rodas para "dar uma volta". Ao levar ela até um elevador, teria cheirado e acariciado os cabelos dela, beijado sua cabeça e tocado nos ombros e na mão da jovem.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O registro policial ainda aponta que a paciente teria ficado em choque e retornado sozinha para o quarto. No local, ela contou a situação pela qual alega ter passado à psicóloga do hospital, que acionou a supervisão da instituição.
A paciente foi ouvida pela polícia na semana passada. Imagens de câmeras de seguranças estão sendo analisadas.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que tomou todas as medidas cabíveis diante da denúncia. O servidor envolvido foi imediatamente afastado, e foi instaurado processo de sindicância para apuração dos fatos.
A paciente foi acolhida e recebeu todo o encaminhamento necessário. A Secretaria reforça que conta com uma comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio, que realiza a escuta das partes envolvidas e encaminha os casos para as instâncias competentes."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS