Estátua da Havan que desabou durante temporal no RS custa R$ 1 milhão, pesa 3 toneladas e tem 24 metros
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Vento derruba estátua da Havan em Guaíba
A remoção da estátua da Havan, em Guaíba (RS), que desabou durante o temporal que atingiu o estado durou cerca de 3 horas, conforme a empresa responsável. Os trabalhos se estenderam até por volta das 23h de segunda-feira (15). Não houve registro de feridos.
Cada réplica custa em média R$ 1 milhão e pesa aproximadamente 3 toneladas. A estrutura tem 24 metros de altura, mas com o pedestal chega a 35 metros.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Com a queda, a estátua perdeu a cabeça. O corpo da escultura ficou inclinado contra a base, com rachaduras e pedaços quebrados espalhados pelo estacionamento. Imagens mostram equipes fazendo a retirada dos destroços. (Veja vídeo acima)
'Perdi a consciência', diz jovem atingida por galho de árvore durante ventos de quase 90 km/h no RS; veja VÍDEO
A Havan informa que "todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)" e que "a área foi imediatamente isolada". (Leia, abaixo, a nota na íntegra)
Inspirado na Estátua da Liberdade, dos Estados Unidos, o monumento foi erguido em 2020, na inauguração da megaloja. Não há previsão para instalação de uma nova escultura no local, informou a assessoria da empresa.
Além de Guaíba, outros 53 municípios do RS reportaram transtornos causados pelo mau tempo, segundo a Defesa Civil. Entre os danos reportados estão destelhamentos, alagamentos, falta de energia elétrica, além de quedas de postes e árvores.
Estátua da Havan, em Guaíba, desabou durante temporal
Bruno Todeschini/Agência RBS
O que diz a Havan
"NOTA À IMPRENSA
A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas."
Vento derruba estátua da Havan em Guaíba e começa trabalho de remoção
Arquivo pessoal/ Rafael Borges; Imagens cedidas/ Guaíba Notícias; GZH/ Júlia Ozorio
Vento derruba estátua da Havan em Guaíba
Arquivo pessoal/ Rafael Borges
VÍDEOS: Tudo sobre o RS